O nosso Código de Conduta Ética demonstra a preocupação do KINOPLEX com princípios éticos e morais, com os direitos humanos e a responsabilidade social, além disso, é a forma que encontramos para materializar a missão, visão e os valores da nossa empresa.
Nossos relacionamentos são pautados na ética, visando à sustentabilidade das atividades que orientam e conduzem o nosso negócio.
Por isso, estimulamos o respeito às pessoas, a integridade, a igualdade, a transparência e a legalidade, como base para uma relação de confiança e cooperação. Esperamos que todos pratiquem as diretrizes deste Código de Conduta Ética.
O KINOPLEX e seus colaboradores seguem, primordialmente, os seguintes valores:
A nossa imagem e reputação é o resultado do esforço e da dedicação de todos nós colaboradores. Nossos relacionamentos com os integrantes internos e externos, e o desenvolvimento diário do próprio negócio são pautados na ética. Valorizamos as relações respeitosas, responsáveis e confiáveis com os diferentes públicos, interno e externo, assim não há ambiente para:
Portanto, todos os colaboradores são responsáveis por zelar e manter íntegras a nossa imagem e reputação para garantir a excelência de nossos serviços e proporcionar momentos mágicos aos nossos clientes.
O relacionamento entre os nossos colaboradores é baseado:
Temos como objetivo principal promover um ambiente de trabalho sadio e harmonioso, visando à valorização do ser humano e ao seu bem-estar profissional. Por isso, não aceitamos que nossos colaboradores:
Todo superior hierárquico é responsável por fiscalizar, estimular, orientar e assegurar o cumprimento deste Código de Conduta Ética pelos colaboradores supervisionados. Além disso, deve garantir o conhecimento e a divulgação dos princípios éticos aplicáveis aos relacionamentos internos e externos sob sua responsabilidade, principalmente porque servirá de exemplo para os demais.
No entanto, os colaboradores não devem executar ordens de superiores hierárquicos ou de qualquer outro colaborador que sejam ilegais ou que causem danos à integridade, imagem, reputação ou patrimônio da nossa empresa, de si próprios ou de outros colaboradores.
Os clientes são nosso maior patrimônio. Buscamos proporcionar momentos de magia e emoção e fazer a vida deles muito mais feliz! Portanto, é indispensável:
Nossos princípios devem permear todas as relações estabelecidas com os nossos clientes, por isso, não é aceitável:
Nossos fornecedores desempenham um papel muito importante na cadeia de valor do nosso negócio. Por isso, é fundamental que as relações estejam baseadas na transparência, no respeito, na confiança e no bom relacionamento comercial.
Buscamos vantagens competitivas, mútuas e perenes, baseadas em condições contratuais e prazos de entrega, com observância nas especificações técnicas, padrão de qualidade dos produtos e nível de serviços contratados.
Para isso é fundamental:
O fornecedor, desde que previamente autorizado formalmente pelo nosso Departamento de Marketing, poderá utilizar as campanhas publicitárias e demais artes desenvolvidas em parceria em seu portfólio.
Estimulamos e promovemos a livre concorrência, sem interferência nas demandas e ofertas do mercado. Sendo assim, não admitimos:
Estimulamos e respeitamos a livre iniciativa e a concorrência leal, por meio de negociações comerciais e estratégias competitivas de acordo com a lei de defesa da concorrência no Brasil. Por isso, tratamos nossos concorrentes com respeito profissional para receber o mesmo tratamento por parte deles.
Dessa forma, não é permitido:
Nossas relações com os Órgãos Públicos são pautadas pela transparência e pela legislação que estabelece a atuação das autoridades públicas. Acreditamos que temos um papel importante na prevenção e combate à corrupção em nossa Sociedade, por isso cada negociação é cuidadosamente avaliada, evitando qualquer suspeita de favorecimento ou corrupção. Buscamos assegurar a construção de relacionamentos francos, íntegros e contributivos. Desse modo é indispensável:
Incentivamos e promovemos boas práticas corporativas internamente e exteriorizamos estas práticas para os nossos clientes e fornecedores, visando a uma conduta responsável e comprometida com nossos valores éticos. Sendo assim, não admitimos:
Os meios de comunicação como televisão, rádio, internet e mídias sociais são fundamentais para fortalecer a nossa imagem. Desse modo, mantemos um canal de atendimento à imprensa composto de profissionais devidamente capacitados e autorizados para preservar nossa imagem e estabelecer um relacionamento transparente, objetivo e verdadeiro na divulgação de informações.
Visando à continuidade deste relacionamento respeitoso e pautado na ética, é fundamental:
Sendo assim, não é permitido:
Esclarecemos que o contato com a imprensa é realizado apenas pela Presidência, Diretoria, Departamento de Marketing ou pessoas por eles designadas.
Sabemos que conservar o nosso meio ambiente é fundamental. Por isso, além do cumprimento da legislação ambiental, estimulamos o consumo consciente junto aos nossos colaboradores.
Reconhecemos o valor da Comunidade onde atuamos para o crescimento de nosso negócio. Procuramos contribuir para o desenvolvimento social local, por meio de parcerias com órgãos públicos e organizações não governamentais que apoiam o reconhecimento de necessidades e a identificação de valores sociais, a promoção da cultura e o entretenimento, a fim de favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional e a melhoria das condições de vida.
Para garantir a confiança e integridade de nossas atividades, não admitimos apoio, patrocínio ou pedidos de doações de qualquer natureza em nome da empresa para realizar eventos ou campanhas sem autorização do Departamento de Marketing.
Asseguramos a igualdade, isenção e transparência, sem discriminação de qualquer natureza nos processos de seleção, contratação e promoção de nossos colaboradores.
Os candidatos e colaboradores sempre são avaliados conforme suas competências técnicas e profissionais e de acordo com os requisitos exigidos para o cargo.
Todas as nossas relações internas e externas são baseadas na integridade, na transparência, na reciprocidade e no respeito aos princípios éticos.
As decisões profissionais de nossos colaboradores devem ser livres, e estar sempre baseadas neste Código de Conduta Ética e na defesa dos interesses da empresa. Por isso, não aceitamos:
Os colaboradores devem informar os seus superiores hierárquicos ou realizar uma denúncia no Canal de Ética KINOPLEX de situações que possam caracterizar conflito de interesses.
Nossas informações ou aquelas sob nossa custódia são consideradas confidenciais e devem ser protegidas de acordo com sua necessidade. Consideramos confidenciais dados pessoais e sensíveis de nossos colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros, sendo o acesso autorizado apenas para quem tem necessidade de conhecê-los em razão da atividade profissional exercida na empresa.
Nossos colaboradores têm o dever de proteger e manter o sigilo das informações que tiver acesso em razão das suas atividades profissionais na empresa. Não deve utilizá-las ou divulgá-las indevidamente, mesmo após o término do vínculo contratual mantido conosco.
Qualquer informação disponibilizada por nossos fornecedores é confidencial e não pode ser utilizada em proveito próprio ou de terceiros, salvo com expressa autorização da Diretoria.
Nossos colaboradores também devem zelar pela proteção dos direitos de propriedade intelectual, incluindo marcas, patentes e demais sinais distintivos, como o nome institucional, logotipo, nome de domínio e demais elementos de identidade visual.
A empresa é proprietária de toda informação ou resultado oriundo das atividades profissionais de nossos colaboradores, ou que tenham sido desenvolvidos com o uso de nossos recursos, que tenham sido objeto de contrato que autorize a transferência destes para a titularidade do KINOPLEX ou o que assim a lei determinar.
O KINOPLEX adota medidas técnicas e organizacionais visando proteger os dados pessoais de titulares contra a destruição, acidental ou ilícita, a perda, a alteração, a comunicação ou difusão ou o acesso não autorizado, além de garantir que o ambiente (seja ele físico ou lógico) utilizado pelo KINOPLEX para o tratamento de dados pessoais seja estruturado de forma a atender os requisitos de segurança, aos padrões de boas práticas e de governança e aos princípios gerais previstos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei 13.709/2018 e demais normas regulamentares aplicáveis.
Assim, caso participe de algum projeto ou atividade que realiza o tratamento de dados pessoais que estão sob nossa responsabilidade, seja na condição de colaborador, parceiro ou fornecedor, você possui um grande compromisso na aplicação e no monitoramento dos controles de segurança definidos.
Neste contexto, vale destacar alguns princípios que devem pautar as nossas atividades que envolvem dados pessoais:
Com referidas medidas, o KINOPLEX reafirma seu compromisso de cumprimento da LGPD contribuindo para o fortalecimento da proteção do direito à privacidade do titular de dados pessoais; a liberdade de expressão, de informação, de opinião e de comunicação; a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem e o desenvolvimento econômico e tecnológico.
Nossos colaboradores devem:
Incentivamos a participação de nossos colaboradores em eventos de entretenimento ou cerimoniais relacionados ao nosso negócio ou resultantes dele, além do aprimoramento intelectual e profissional.
Devemos eliminar qualquer situação que possa interferir em nossas decisões ou causar algum descrédito ao colaborador ou à empresa em função da postura apresentada ao receber cortesias, brindes, presentes, gratificações, descontos em transações de caráter pessoal, viagens, entre outros.
Desta forma, é nossa responsabilidade não aceitar e nem oferecer, direta ou indiretamente, favores, dinheiro ou presentes de caráter pessoal que possam afetar decisões, facilitar negócios ou beneficiar terceiros.
É vedado aos nossos colaboradores sugerir ou aceitar participações, comissões ou outra forma de remuneração pessoal relacionada a qualquer transação ou negócio envolvendo a empresa, salvo práticas de mercado controladas e autorizadas pela Direção.
Estamos em conformidade com a legislação de combate à corrupção no Brasil. Repudiamos toda e qualquer forma de corrupção, fraude, suborno, favorecimento, extorsão, recompensa e propina nas relações comerciais que estabelecer ou durante qualquer processo de negociação.
É obrigação de todos os colaboradores e fornecedores estarem cientes e cumprirem este Código de Conduta Ética, em todas as relações e atividades profissionais ou que envolvam a nossa empresa.
Quaisquer atitudes contrárias ao estabelecido por este Código de Conduta Ética, inclusive a tentativa de burla, são consideradas violações e estão sujeitas à análise do nosso Comitê de Ética para aplicação das sanções cabíveis, a exemplo de advertência verbal ou escrita, suspensão e até rescisão contratual, conforme a natureza e gravidade da conduta, sem prejuízo de eventual instauração de procedimentos judiciais ou administrativos.
Os casos de violação ou suspeita de violação ao estabelecido por este Código de Conduta Ética ou demais normativos da empresa, devem ser imediatamente reportados ao Canal de Ética KINOPLEX:
Website: www.linhaetica.com.br/etica/kinoplex
E-mail: kinoplex@linhaetica.com.br
Telefone: 0800 721 9566
Caixa postal: 79518
No caso de dúvidas ou questões não reguladas por este código, os colaboradores poderão consultar suas chefias imediatas ou submetê-las por escrito ao Comitê de Ética através do Canal de Ética KINOPLEX.
O canal de denúncia é administrado pela empresa KPMG, que recebe a denúncia e realiza uma análise prévia antes de encaminhá-la para o Canal de Ética KINOPLEX.
As denúncias são registradas e analisadas pelo Canal de Ética KINOPLEX com imparcialidade, prezando pelo sigilo da identidade do denunciante e das informações prestadas.
A gestão do Código de Conduta Ética caberá ao Comitê de Ética, aprovado pelo Conselho de Administração. O Comitê será composto por: